Procedimento Interno

Departamento Comercial
1-
Departamento Comercial

O departamento comercial efetua a ponte entre o cliente e a empresa aceitando assim as encomendas, especificando as características e qualidades que a malha deve apresentar conforme o pedido, o departamento comercial faz uma prospeção no mercado de modo a avaliar preço, qualidade e prazo de entrega para a dada encomenda.

2-
Laboratório

Depois da receção da malha pela parte da equipa comercial esta é analisada utilizando vários instrumentos possibilitando assim descobrir que tipos de fios e em que maquina irá ser produzida a malha.

Produção_ Laboratório
Produção_Planeamento
3-
Planeamento

A Fervi tem um sistema interno implementado de modo a garantir que todos os procedimentos operacionais são suportados informaticamente e que nos permite a rastreabilidade de todo um processo produtivo do início até ao fim.

4-
Receção da Matéria-prima

Quando a matéria – prima é rececionada é lhe atribuído um número de lote interno onde temos acesso informaticamente a todos os parâmetros correspondentes ao fio em questão: Ne, Composição, fornecedor, origem, e tipo de certificação. A Fervi possui um enorme leque de fornecedores nacionais e internacionais de grande qualidade que nos permite a receção e desenvolvimento rápido da matéria-prima. A Fervi dá grande valor a não trabalhar com fornecedores que usem ou tenham usado a exploração de trabalho infantil.

Produção_ Receção da Matéria-prima
Produção_Armazenamento Fio
5-
Armazenamento Fio
Os produtos devem ser rececionados, armazenados, separados e identificados com uma etiqueta verde orgânico GOTS, etiqueta azul orgânico OCS, etiqueta amarela reciclado GRS, etiqueta laranja FSC e branca para todas as outras matérias-primas que não contemplam os certificados mencionados atras. Todas as matérias-primas contêm a seguinte informação: nº de lote interno, ne, composição, fornecedor e alegação correta no seu respetivo armazém.
6-
Bobinagem

Quando necessário temos de proceder a divisão da matéria-prima em vários cones, conforme a máquina escolhida pelo Planeamento. A Fervi possui vários tipos de Bobinuarios de modo a que este processo não tenha grande impacto na data de entrega informada ao cliente.

Produção - Processo de bobinagem
Processo Tricotagem
7-
Tricotagem
Antes de se efetuar uma encomenda limpa-se toda a maquina com ar comprimido e retira-se com o rodo o cotão à volta desta mas, se for malha orgânica/reciclada faz-se uma limpeza completa à máquina, desmonta-se as placas, platinas e tira-se as agulhas para limpar com o desengordurante e/ou óleo de limpeza e monta-se novamente. Coloca-se a quantidade necessária de fio certificado junto ao respetivo tear, devidamente identificado e, assim que termina a encomenda o fio é devolvido ao armazém devidamente embalado e identificado. A malha em produção dos teares é identificada pelas etiquetas colocadas junto ao tear (Brancas – Produção Normal: OEKO-TEX/BCI; Verdes – GOTS; Azuis – OCS; Amarelas – GRS; Laranja-FSC).
8-
Revista

Na revista, o operário introduz no sistema informático o peso de cada rolo de malha produzida na mesma Ordem de Fabrico identificando todos os rolos com uma etiqueta de código de barras e, de seguida escrevem com tinta indelével o nº da ordem de fabrico para que o rolo esteja sempre identificado.

Produção - Operário introduz no sistema informático o peso de cada rolo de malha
Produção - Armazenamento Malha
9-
Armazenamento Malha

Após a tricotagem a malha é devidamente identificada e é armazenada no local do armazém específico por números de máquinas.

10-
Expedição
A malha certificada é encamisada e é transportada de maneira a prevenir que esta seja contaminada por substâncias proibidas, quando se misturam com as produções convencionais ou por contacto com outros componentes no transporte. A mercadoria faz-se acompanhar sempre pela Guia de Transporte ou de Remessa. Este documento deve refletir exatamente a mercadoria transportada com as alegações correspondentes associadas ao produto vendido. Os elementos constantes na guia de transporte/remessa devem conter:
  • Nº do documento e data;
  • Nº da ordem de fabrico;
  • Tipo de malha e composição;
  • Nº de rolos;
  • Nº de quilos;
  • Tipo de Certificação – GOTS/OCS/BCI/GRS/FSC/OEKO-TEX.
Produção - Expedição